Kobato
Um desejo, uma garrafa e muitas balinhas. Era tudo de que Kobato precisava quando chegou ao mundo. Junto com seu guia, Ioryogi-san, um cachorrinho azul de pelúcia, ela segue em busca de uma missão: curar corações partidos e juntá-los, para que, em troca, possa chegar a um lugar especial.
–
Com os constantes ensinamentos de Ioryogi-san, Kobato aprende sobre o convívio social, sobre suas próprias limitações humanas (?) e, por que não, sobre o amor. Juntos, os dois terão que vencer desafios e provar que são capazes de compensar erros passados e merecer suas redenções. O imenso contraste entre a personalidade calma e adorável de Kobato e o gênio irritadiço de Ioryogi é responsável pelas cenas mais engraçadas de toda a série.
–
Seguindo a linha de Tsubasa Chronicles, Kobato homenageia grandes séries da CLAMP, como Chobits, Tsubasa Chronicles, xXx Holics, Rayearth e Sakura, por exemplo. O mangá começou a ser publicado em 2005 no Japão e já chegou ao 4º volume. A animação é da Madhouse, que trabalhou em Claymore, Death Note e Nana, com supervisão da CLAMP.
–
Kobato é uma história previsível e, alguns até diriam, clichê. Porém, a mensagem que a CLAMP faz questão de passar – “tudo pode ser resolvido com carinho, respeito e amor” – é eternamente válida.